festas e comemorações


Mais um mês, mais uma participação na ACMA – A Cultura Mora Aqui.

Desde já peço desculpa pela minha ausência quer no blog, quer na participação, porém foi um mês dificil, devido à vaga de calor que invadiu o nosso país (sim, sou bombeira) e porque também tive que preparar grande parte na comemoração do 120ª aniversário dos Bombeiros Voluntários de Odivelas.

E com a entrada do verão, nada melhor do que falar em festas/comemorações e como tal eu irei falar na ultima comemoração que tive, o 120ª aniversário dos Bombeiros Voluntários de Odivelas.

Bem esta corporação foi fundada no dia 29 de Junho de 1897 por um grupo de homens que se reuniu e no ano anterior, criando uma comissão para ser fundada esta nossa associação.

Desde sempre que fomos destacados pela nossa simplicidade e apesar de todas as advertências sempre nos mantivemos de pé. Caso queiras conhecer mais um pouco da historia da nossa associação poderão visitar o nosso site.

Bem este ano foi um ano especial, no dia 01 de Julho festejámos o nosso 120º aniversário. Este dia é sempre importante para todos nós, mas este ano foi algo especial, pois no inicio do ano perdemos alguém muito importante (perdemos o nosso chefe), e este dia, foi uma homenagem, a mais merecida homenagem.

Bem os preparativos começam muito tempo antes. Começamos por convocar todos os que pertencem a esta associação para divulgar tudo o que será feito e para ser verificado quem poderá estar presente neste dia.


Após esta convocação cada um de nós dá a sua disponibilidade para as tarefas que poderá executar. Bem este ano, calhou-me uma tarefa especial. Este ano após a perda do nosso chefe, dediquei-me a 100 % a nossa fanfarra, pois foi um projeto do qual sempre fiz parte e como tal não poderia deixar que tudo acaba-se.

Bem a semana anterior à comemoração foi uma roda viva, pois entre os ensaios para que tudo corresse bem, ainda tivemos que preparar todo o material que iríamos utilizar e tivemos que verificar se todos tinham o fardamento para o dia. Sim, foi cansativo, mas no fim valeu tanto a pena ao ver que fizemos um óptimo trabalho.

A semana passou, e chegou o GRANDE dia. Confesso, sim, estava nervosa.

O dia começou cedo. Cerca das 08h da manhã já estava tudo em alvoroso. Houve o hastear das bandeiras ( bandeira nacional, da UE, da liga dos bombeiros portugueses e da nossa associação ).

De seguida foi efetuada uma romagem ao cemitério para homenagearmos todos os que já nos deixaram. (Foi muito intenso).

À tarde, por volta das 16horas efetuamos a formatura geral, isto é, reunimo-nos todos e formámos para receber as entidades convidadas.

Bem foi aqui o nervosinho tomou conta de mim. Afinal foi aqui que a fanfarra atuou e mostrou tudo o que tinha praticado para homenagear o nosso chefe.

Depois desta formatura, foi efetuado um pequeno desfile, sendo que depois passámos à parte das condecorações, homenagens e promoções de novos bombeiros.

Foram atribuídas medalhas de 5, 10, 15 e 20 anos pelo serviço prestado à nossa associação e liga dos bombeiros portugueses. Foi também atribuído o crachá de ouro, a maior das condecorações que um bombeiro poderá ter.
Sete estagiários foram promovidos a bombeiros após concluírem a sua escola de recrutas.

Bem, o ponto alto desta comemoração, apesar de triste, foi a homenagem que foi efetuada a todos os que já nos deixaram, mas especialmente ao que nos deixou nos últimos meses, o nosso grande CHEFE.

No fim disto tudo, é tempo de diversão, convívio e um pequeno lanche.

Então e o que acham das nossas comemorações?



E se gostas deste projeto e quiseres fazer parte dele basta falarem com a Ju, através do seguinte email, acma.cultura@gmail.com. Na pagina do facebook da ACMA e neste blog, poderás encontrar os textos de todos os participantes.

Lista de criadores:

Beijinhos,
Soraia Bernardino


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O (re)começo - ACMA

13 de Maio ❣

ACMA - O voluntariado